terça-feira, 28 de abril de 2015
Degradação de rios, lagos e mares
A água, principalmente potável, é um dos dos bens mais preciosos do mundo e também um dos que mais correm risco de se esgotar do Planeta. A grande crise da água, prevista para o ano de 2020, tem preocupado cientistas das diversas áreas no mundo inteiro.
" Rios foram transformados em valões de esgoto " , afirma o biólogo Mário Moscatelli. Os altos níveis de poluição e contaminação hídrica, trazem muitos danos á saúde pública. Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgãos ambientais internacionais, afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Cerca de 1 milhão não tem acesso à água potável. Em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os hospitais e postos de saúde destes países.
O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII), prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. A preservação, economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão.
- Créditos da pesquisa
http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/situacao-da-poluicao-dos-rios-e-mares-no-brasil/
http://www.todabiologia.com/Ecologia/poluicao_da_agua.htm
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/06/projeto-de-biologo-mostra-degradacao-do-meio-ambiente-no-rio.html
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/biologia/0004.html
http://www.educacao.cc/ambiental/poluicao-de-aguas-doces-e-salgada-rios-mares-e-oceanos/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário