terça-feira, 28 de abril de 2015

Degradação de rios, lagos e mares


A água, principalmente potável, é um dos dos bens mais preciosos do mundo e também um dos que mais correm risco de se esgotar do Planeta. A grande crise da água, prevista para o ano de 2020, tem preocupado cientistas das diversas áreas no mundo inteiro.


    " Rios foram transformados em valões de esgoto " , afirma o biólogo Mário Moscatelli. Os altos  níveis de poluição e contaminação hídrica,  trazem muitos danos á saúde pública. Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgãos ambientais internacionais, afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Cerca de 1 milhão não tem acesso à água potável. Em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os hospitais e postos de saúde destes países.



 O homem tem causado, desde a Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII), prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle. A preservação, economia e o uso racional da água deve estar presente nas atitudes diárias de cada cidadão.

- Créditos da pesquisa
http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/situacao-da-poluicao-dos-rios-e-mares-no-brasil/
http://www.todabiologia.com/Ecologia/poluicao_da_agua.htm
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/06/projeto-de-biologo-mostra-degradacao-do-meio-ambiente-no-rio.html
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/biologia/0004.html

http://www.educacao.cc/ambiental/poluicao-de-aguas-doces-e-salgada-rios-mares-e-oceanos/




quinta-feira, 23 de abril de 2015


Alerta!

Imazon publica boletim do desmatamento da Amazônia Legal (Março de 2015) SAD

"Foram detectados pelo SAD 58 quilômetros quadrados de desmatamento da Amazônia Legal. Isso representa um aumento de 195% em relação a março de 2014 quando o desmatamento somou 20 quilômetros quadrados."


Da mata Atlântica restam apenas 8,5% da cobertura original da grande floresta que na época do Descobrimento se estendia ao largo do litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Ceará. Como  diz o jornalista Maurício Tuffani " Parace que estamos assistindo á volta da pátria desmatadora."


Consequências do desmatamento

Acompanhe abaixo algumas das consequências trazidas pelo desmatamento ao meio ambiente.

Prejuízos ambientais:

Perda de biodiversidade: Os seres vivos que hoje estão nas vegetações nativas foram originados por um lento processo evolutivo, que levou bilhares de anos. A perda da diversidade de seres, além da perda de variedade genética, é um processo irreversível.

Degradação dos mananciais: A retirada da mata que protege as nascentes causa sérios problemas ao bem que está cada vez mais escasso em todo o mundo: a água. Isso ocorre principalmente devido à impermeabilização do solo em torno da água.

Aterramento de rios e lagos: Com o solo sem cobertura vegetal abundante, a erosão ocorre em intensidade e freqüência espantosas, sendo o solo levado diretamente aos rios e lagos. Lembrando que a erosão é a perda de solo causada por água e vento. Esse processo faz com que o volume dos lagos seja limitado, e a vazão dos rios seja comprometida.

Aumento do efeito-estufa: As florestas são grandes reservas de carbono, que guardam o carbono em sua estrutura orgânica. Ao queimarmos essas florestas, quase todo o carbono absorvido pelas plantas volta à atmosfera, causando considerável aumento no efeito-estufa, tornando o planeta ainda mais quente.

Comprometimento da qualidade da água: A maior erosão e lixiviação causada pelo desmatamento fazem com que a qualidade da água seja comprometida, tornando-a sempre turva e muitas vezes imprópria para ao consumo.

Desertificação: A retirada de matas associada a manejos inadequados do solo, tem causado a desertificação dos ambientes, onde a ausência de vida predomina.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Cuidando da Terra

Vamos cuidar
Da mãe natureza
Preservando a vida
Do nosso planeta.

Não desperdicem água
Para não faltar
Separem todo o lixo
Para reciclar.

Não destruam as matas
Árvores e flores
Que enfeitam o mundo
Com as suas cores.

Não poluam o ar
Isso não é legal
Na certa vai causar
O aquecimento Global.

Vamos trabalhar
Nessa tarefa urgente
Para preservar
O nosso meio ambiente.

- Leila Maria Grillo

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O VERDANT aderiu um novo jeito de informar ao nosso leitor sobre diversos assuntos. A cada semana abordaremos um tema e faremos discussões, curiosidades, informações e divulgações no decorrer desses 7 dias.
#SejaVerdant

Estamos iniciando a semana do DESMATAMENTO.
Participe, mande sua crítica no nosso fórum de discussão e não esqueça de compartilhar com seus amigos.
Vamos fazer a nossa parte!

domingo, 19 de abril de 2015

A carta do índio de Seattle


Um relato que nós inspira a cuidar da Natureza que nos resta! 
#SalveAsFlorestas #PenseVerdant
Em 1855, o cacique Seattle, da tribo Suquamish, do Estado de Washington, enviou esta carta ao presidente dos Estados Unidos (Francis Pierce), depois de o Governo haver dado a entender que pretendia comprar o território ocupado por aqueles índios. Faz mais de um século e meio. Mas o desabafo do cacique tem uma incrível atualidade. A carta:

"O grande chefe de Washington mandou dizer que quer comprar a nossa terra. O grande chefe assegurou-nos também da sua amizade e benevolência. Isto é gentil de sua parte, pois sabemos que ele não necessita da nossa amizade. Nós vamos pensar na sua oferta, pois sabemos que se não o fizermos, o homem branco virá com armas e tomará a nossa terra. O grande chefe de Washington pode acreditar no que o chefe Seattle diz com a mesma certeza com que nossos irmãos brancos podem confiar na mudança das estações do ano. Minha palavra é como as estrelas, elas não empalidecem.

Como pode-se comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água. Como pode então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo. Cada folha reluzente, todas as praias de areia, cada véu de neblina nas florestas escuras, cada clareira e todos os insetos a zumbir são sagrados nas tradições e na crença do meu povo.

Sabemos que o homem branco não compreende o nosso modo de viver. Para ele um torrão de terra é igual ao outro. Porque ele é um estranho, que vem de noite e rouba da terra tudo quanto necessita. A terra não é sua irmã, nem sua amiga, e depois de exaurí-la ele vai embora. Deixa para trás o túmulo de seu pai sem remorsos. Rouba a terra de seus filhos, nada respeita. Esquece os antepassados e os direitos dos filhos. Sua ganância empobrece a terra e deixa atrás de si os desertos. Suas cidades são um tormento para os olhos do homem vermelho, mas talvez seja assim por ser o homem vermelho um selvagem que nada compreende.

Não se pode encontrar paz nas cidades do homem branco. Nem lugar onde se possa ouvir o desabrochar da folhagem na primavera ou o zunir das asas dos insetos. Talvez por ser um selvagem que nada entende, o barulho das cidades é terrível para os meus ouvidos. E que espécie de vida é aquela em que o homem não pode ouvir a voz do corvo noturno ou a conversa dos sapos no brejo à noite? Um índio prefere o suave sussurro do vento sobre o espelho d'água e o próprio cheiro do vento, purificado pela chuva do meio-dia e com aroma de pinho. O ar é precioso para o homem vermelho, porque todos os seres vivos respiram o mesmo ar, animais, árvores, homens. Não parece que o homem branco se importe com o ar que respira. Como um moribundo, ele é insensível ao mau cheiro.

Se eu me decidir a aceitar, imporei uma condição: o homem branco deve tratar os animais como se fossem seus irmãos. Sou um selvagem e não compreendo que possa ser de outra forma. Vi milhares de bisões apodrecendo nas pradarias abandonados pelo homem branco que os abatia a tiros disparados do trem. Sou um selvagem e não compreendo como um fumegante cavalo de ferro possa ser mais valioso que um bisão, que nós, peles vermelhas matamos apenas para sustentar a nossa própria vida. O que é o homem sem os animais? Se todos os animais acabassem os homens morreriam de solidão espiritual, porque tudo quanto acontece aos animais pode também afetar os homens. Tudo quanto fere a terra, fere também os filhos da terra.

Os nossos filhos viram os pais humilhados na derrota. Os nossos guerreiros sucumbem sob o peso da vergonha. E depois da derrota passam o tempo em ócio e envenenam seu corpo com alimentos adocicados e bebidas ardentes. Não tem grande importância onde passaremos os nossos últimos dias. Eles não são muitos. Mais algumas horas ou até mesmo alguns invernos e nenhum dos filhos das grandes tribos que viveram nestas terras ou que tem vagueado em pequenos bandos pelos bosques, sobrará para chorar, sobre os túmulos, um povo que um dia foi tão poderoso e cheio de confiança como o nosso.

De uma coisa sabemos, que o homem branco talvez venha a um dia descobrir: o nosso Deus é o mesmo Deus. Julga, talvez, que pode ser dono Dele da mesma maneira como deseja possuir a nossa terra. Mas não pode. Ele é Deus de todos. E quer bem da mesma maneira ao homem vermelho como ao branco. A terra é amada por Ele. Causar dano à terra é demonstrar desprezo pelo Criador. O homem branco também vai desaparecer, talvez mais depressa do que as outras raças. Continua sujando a sua própria cama e há de morrer, uma noite, sufocado nos seus próprios dejetos. Depois de abatido o último bisão e domados todos os cavalos selvagens, quando as matas misteriosas federem à gente, quando as colinas escarpadas se encherem de fios que falam, onde ficarão então os sertões? Terão acabado. E as águias? Terão ido embora. Restará dar adeus à andorinha da torre e à caça; o fim da vida e o começo pela luta pela sobrevivência.

Talvez compreendêssemos com que sonha o homem branco se soubéssemos quais as esperanças transmite a seus filhos nas longas noites de inverno, quais visões do futuro oferecem para que possam ser formados os desejos do dia de amanhã. Mas nós somos selvagens. Os sonhos do homem branco são ocultos para nós. E por serem ocultos temos que escolher o nosso próprio caminho. Se consentirmos na venda é para garantir as reservas que nos prometeste. Lá talvez possamos viver os nossos últimos dias como desejamos. Depois que o último homem vermelho tiver partido e a sua lembrança não passar da sombra de uma nuvem a pairar acima das pradarias, a alma do meu povo continuará a viver nestas florestas e praias, porque nós as amamos como um recém-nascido ama o bater do coração de sua mãe. Se te vendermos a nossa terra, ama-a como nós a amávamos. Protege-a como nós a protegíamos. Nunca esqueça como era a terra quando dela tomou posse. E com toda a sua força, o seu poder, e todo o seu coração, conserva-a para os seus filhos, e ama-a como Deus nos ama a todos. Uma coisa sabemos: o nosso Deus é o mesmo Deus. Esta terra é querida por Ele. Nem mesmo o homem branco pode evitar o nosso destino comum."

O meio ambiente encanta a gente ...




Preserve a natureza

O meio ambiente encanta a gente
Inspira inúmeros compositores e poetas
São tantas belezas que nos surpreendem
Mas os próprios humanos não cooperam

Acabam com as valiosas nascentes
Jogam lixos em todos os lugares
Exterminam tudo no presente
Como se não precisassem mais tarde

Desmatam e queimam as florestas
Colocam em perigo os animais
Que tamanha ignorância é essa?
Seres racionais ou irracionais?

Desvalorizam as maiores riquezas
Desperdiçam água e poluem os rios
No futuro haverá grande pobreza
Não somente aqui no Brasil

Devemos acordar para a vida
E preservar o que Deus fez
A terra que era tão linda
Está totalmente destruída

A natureza corre sérios riscos
A seca invade vários estados
A chuva quase não está vindo
E o sol não tem piedade

Vamos conscientizar a população
Estou fazendo a minha parte
Faça também uma boa ação
Entre neste combate.
Sidney Alves das Virgens
Créditos: http://pensador.uol.com.br/preserve_a_natureza/

Preserve a natureza


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Fique atento aos vazamentos!

       Estamos enfrentando um período de escassez de água, mas com ajuda da população, investimentos inteligentes e boa gestão podemos modificar essa situação. Mas para garantir que não faltará água é preciso estar sempre economizando sem deixar de lado.  Hoje falaremos sobre os vazamentos que são um grande desperdício de água nos dias atuais.

 3 dicas de como descobrir vazamentos e solucioná-los 

- Torneiras pingando causam grande desperdício.  A troca do vedante da torneira é rápida e barata.
- Bacias sanitárias : Jogue pó de café na bacia e fique observando. Caso o pó não fique depositado no fundo da  bacia, pode existir um vazamento.
-  Vazamentos em tubulações podem causar grande desperdício de água. Um furinho na tubulação pode desperdiçar cerca de 3.200 litros de água por  dia, uma maneira de verificar se há vazamentos em sua casa é fechar todos os produtos que consomem água e esperar a caixa d'Água encher. Depois disso verifique se o hidrômetro está girando. Se sim, existem vazamentos na tubulação ou nos produtos.


                                               

Créditos: http://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/economia_agua.htm
http://www.deca.com.br/sustentabilidade/economia-de-agua/
http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2015/02/vazamento-escondidos-prejudicam-economia-de-agua-nos-condominios.html


terça-feira, 14 de abril de 2015

Cuide do meio ambiente


 Quando você joga lixo no lixo, você não está só ajudando a manter a cidade limpa, está ajudando na vida marinha desse peixinho e a de outros seres vivos que vivem nos mares, rios, lagos e oceanos.
 Faça a sua parte e jogue o lixo no lixo!

domingo, 12 de abril de 2015

Fórum de discussão

 Primeiro tópico sobre campanha do GREENPEACE pelo fim do desmatamento no Brasil. Desmatamento zero!

Link: https://groups.google.com/forum/#!topic/verdant-sustentabilidade/pXOH17AQcHc

Reciclagem de Pilhas.

A pilha é um pequeno sistema de gera energia elétrica através de uma reação química (conhecida como oxirredução).

A pilha contém varias substancias químicas em seu interior que,  se forem descartadas de forma incorreta (lixões ou aterros sanitários), liberam  componentes químicos como: cádmio, chumbo e mercúrio.  Logo, são prejudiciais ao meio, ambiente tendo a contaminação do solo, cursos d’água, os lençóis freáticos e causam danos á saúde humana. Classificadas como resíduo perigoso, o tempo de decomposição desse material fica entre 100 e 500 anos.






De que modo é feita a reciclagem?

Existem vários processos de reciclagem. Um dos processos é feito pela separação dos metais de revestimento externo, no qual são enviados para recicladores especializados e os metais internos são recuperados por ponto de fusão, condensação, precipitação ou eletrólise.

Onde descartar? Existem vários coletores em postos de vendas, fábricas, universidade, escolas, bancos e empresas.

Recomposição de área degradada

Área degradada é aquela que sofreu, em algum grau, perturbações em sua integridade, sejam elas de natureza física, química ou biológica. Recuperação, por sua vez, é a reversão de uma condição degradada para uma condição não degradada.
Hoje a equipe Verdant presenciou a recomposição de uma área degradada com apoio da prefeitura. Essa área fica localizada na Rua Leopoldina Rego, no bairro de Ramos, em frente ao Colégio Gau Sistema de Ensino. A Biovert que é uma empresa de engenharia com ação predominante na área florestal, foi quem prestou o serviço de recomposição.
A Biovert teve como base a experiência adquirida por seus técnicos na produção de mudas, assim como no reflorestamento com espécies nativas e exóticas. Desde então, planejam e executam – junto à Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro e a empresas privadas – projetos de arborização, paisagismo, manutenção de áreas públicas, podas, remoções, transplantes e recomposição de áreas degradadas (por meio da revegetação).





Créditos:
http://www.biovert.com.br/category/blog/



domingo, 5 de abril de 2015

O que você tem feito para economizar água ?

A ONU alerta : se não houver mudanças de hábito no curto prazo, até 2030 quase da metade da população GLOBAL  terá problemas de abastecimento.

Dicas de como economizar :
1- Enquanto escova os dentes deixe a torneira fechada;
2- Ao fechar a torneira verifique se não está pingando;
3- Diminua o tempo no banho;
4- Limpe a calçada com vassoura em vez de utilizar a mangueira.




 Economizar água é algo urgente, abrace essa causa e ajude seu planeta.



quinta-feira, 2 de abril de 2015

Você sabia... ?

Lei  9605 de crimes ambientais 

Art. 54.  causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou destruição da flora.

Poluição do ar - 1.160 denúncias 
Lixo acumulado - 1.274 denúncias 



Preserve o Meio Ambiente

              Lei N 6938, de 31 de agosto de 1981

Art. 2. A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando  assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana.

Art. 4. A Política Nacional do Meio Ambiente

I-À compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico;
VII- Á imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins econômicos.





x

quarta-feira, 1 de abril de 2015

DEGRADAÇÃO E REVITALIZAÇÃO.

O que é degradação ambiental?
Degradação ambiental é qualquer processo que diminua a capacidade de determinado ecossistema em sustentar a vida.
Pesquisadores e especialistas afirmam que a Baía de Guanabara é um grande exemplo de degradação ambiental, porém, como afirmou o biólogo Mário Moscatelli, é possível despoluir rios, lagoas e baías a médio e longo prazo. Segundo ele, várias UTRs (Unidades de Tratamento de Resíduos) devem ser instaladas nos leitos dos rios. "Em dois anos não teremos mais esgoto chegando. Vão ser necessários mais cinco anos para fazer dragagens, retirar o lodo depositado no fundo e recuperar os manguezais", calcula o biólogo. "Tecnicamente falando, incluindo as políticas de saneamento, habitação e transporte, em 20 anos é possível reverter o processo de degradação de 200 anos".



Outro exemplo de degradação é Ilha Grande, que está situada entre Rio e São Paulo, região pertencente ao município de Angra dos Reis. O local, que é famoso pelas belezas naturais, está ameaçado pela população do destino turístico. A cada fim de semana do verão, a Ilha conta com 13 mil turistas, resultando em 15 toneladas de lixos por dia de sábado e domingo, mas a capacidade de recolhimento não chega a quatro toneladas. No espelho d'água, há um misto de óleo e detritos negros que se misturam à areia, no entanto, segundo o INEA (Instituto Estadual do Ambiente), a água está em condições apropriadas para o banho.



O vídeo (clique aqui para ver o vídeo) demonstra o dilema da população de Ilha Grande e revela os meios de transporte em que os lixos são carregados até o barco. Esse barco executa somente uma viagem por dia, e os detritos que não foram recolhidos vão se acumulando, o que causa mau cheiro, atrai animais e insetos.

O que é revitalização?

São processos de reconversão de espaços urbanos abandonados ou degradados mediante a recuperação de antigos (ou a criação de novos)e de usos e atributos urbanísticos ou naturais.
No caso da Baía de Guanabara, o governo promoveu algumas ações para reverter descaso ambiental histórico e avançar no saneamento da Baía de Guanabara. Parte fundamental do Pacto do Saneamento, “o Plano Guanabara Limpa” reúne nove iniciativas do Governo do Estado para a recuperação ambiental.
Em Ilha Grande, o governo não se preocupa com a preservação deste paraíso. No entanto, a ação CODIG (Comitê de Defesa da Ilha Grande) possui o objetivo de manter o ecossistema em conservação, livre de grandes empreendimentos e com uma economia saudável e solidária de base local. Essa ONG não possui ligações a qualquer tipo de grupo.


Você sabia que o lixo pode contribuir para a falta de água no seu bairro ?

         O lixo é um trágico fator ambiental que vem afetando comunidades no mundo inteiro e, em sua maioria, ainda é lançado a céu aberto, o que implica na ocorrência da poluição e da contaminação do meio ambiente. Para equacionar os problemas ambientais, o governo conta com a ajuda de ONG’S e projetos solucionáveis.
         Os motivos de encontrar detritos ao redor da cidade é a falta da coleta de lixo e a pouca, ou nenhuma, informação do que pode ser feito com o lixo produzido. Essa falta de coleta causa vários problemas que prejudicam não só o meio ambiente como também a saúde do homem, já que, por meio do lixo, ocorre também a proliferação de insetos, de doenças e a contaminação da água e dos alimentos.
         O lixo jogado em locais não apropriados pode provocar diversos problemas, como por exemplo a poluição da água por meio do lençol freático tornando-o um dos mais graves.
O lixo armazenado junto de um local não cimentado causa a liberação do CH4 (metano). O chorume atinge o lençol freático que ajuda contribuindo na crise hídrica.
        O Verdant foi até o bairro de Olaria, na rua Sargento Aquino, à procura de um lixão a céu aberto onde é comum os moradores despejarem, irregularmente, lixo ao invés de dispor para o caminhão de coleta seletiva, que passa para recolher o lixo domiciliar nas Terças, Quintas e Sábados.

Veja a seguir o tempo que cada material leva para se decompor:

Dica: Podemos reciclar esses resíduos, (materiais) e contribuir para o meio ambiente

PENSANDO NA AFETAÇÃO DA SAÚDE:
O lixo pode conter animais (ratos, baratas, moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros) transmissores de doenças (diarreias infecciosas, parasitoses, amebíase etc). Esses animais podem até permitir o desenvolvimento de larvas de mosquitos vetores de doenças, como a dengue e a leishmaniose.

ALERTA!!!
- Cuidado com a Dengue:
Segundo a Secretaria de Saúde, o número de mortos vítimas da dengue subiu para quatro em todo o estado do Rio De Janeiro. O número de casos notificados também aumentou. Segundo a Secretaria, são mais de cinco mil casos notificados. A assessoria da prefeitura explica que pode ocorrer nove óbitos pela doença em 2015.


O que fazer para evitar isso tudo?
- Conscientização das pessoas sobre o assunto, por meio de projetos, iniciativas por parte do governo ou até mesmo medidas tomadas pela própria população, como os alunos da Escola Municipal Antônio Augusto de Paiva, na zona rural de Araxá, que espalham placas de conscientização ambiental pelo campo.

- É obrigação de a prefeitura fazer a coleta e implantar mais lixeiras. É necessário sinalizar e disponibilizar coletores específicos para cada tipo de material em lugar comum a todos e de fácil acesso. Hoje, além dos coletores é possível disponibilizar sacos de lixos nas cores padrões de cada material. Na última fase é necessário ter um sistema pré-determinado para o recolhimento dos materiais selecionados e que deverão ser encaminhados para as usinas de reciclagens.

- Instituições de ensino e a mídia têm o dever de realizar campanhas, palestras para que todos percebam o problema.
 

Você sabia... ?

 Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês.