quarta-feira, 10 de junho de 2015

Relatórios das oficinas de PRÁTICAS DE SOLO E TAI CHI CHUAN

COLÉGIO DE APLICAÇÃO UNIVERSITÁRIA GAU
UNIDADE RAMOS
ENSINO MÉDIO – 2º ANO


 PROJETO DE SUSTENTABILIDADE


COORDENADORES:

- PROF. CELSO
- PROFª DIRCE
- PROF. VINICIUS GOMES

PROFESSORES PARTICIPANTES:

- PROFª CAMILLA  PALOMANES


RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NAS OFICINAS DE PRÁTICAS DE SOLO

E TAI CHI CHUAN

Em cumprimento às determinações da Coordenação do Projeto de Sustentabilidade, passamos a relatar as principais atividades desenvolvidas durante a realização das OFICINAS DE PRÁTICAS DE SOLO e TAI CHI CHUAN nas dependências da Unidade Ramos do GAU, em complementação às demais tarefas constantes do Projeto.
As oficinas foram realizadas na última semana de maio (dias 28 e 29), durante a Semana do Ambiente Solidário, com a participação das turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Os professores envolvidos nas atividades destacaram curiosidades e deram informações diferenciadas com o objetivo de conscientizar e aprimorar os conhecimentos dos alunos, como as duas oficinas aqui relatadas.

 OFICINA DE PRÁTICAS DE SOLO
O objetivo da oficina de Práticas de Solo, realizada no dia 28 de maio de 2015, era conhecermos características dos “solos”, a sua estrutura e os tipos de materiais que o constituem, e refletir sobre a importância dos solos para o desenvolvimento das plantas.
A oficina foi realizada pelo professor Thiago Bello (Biologia) com a participação dos alunos. Foram feitos experimentos para a maior compreensão e apresentados alguns conceitos, bem como o estudo do solo e sua importância para o reino vegetal, como suporte e fonte de água e nutrientes.
Para a realização dos experimentos, utilizamos os seguintes materiais: argila, areia, água, algodão, terra preta, isqueiro, lamparina, lupa, pinça de madeira, tubos de ensaio, copos plásticos de dois tamanhos (água e café).
O primeiro experimento consistiu em observar e sentir a textura dos materiais (argila, areia e terra preta). Com o auxílio da lupa, observamos os grãos  e os tocamos para sentirmos cada um desses constituintes do solo.
No segundo experimento, separamos certo volume de cada material, colocando-os em tubos de ensaio, separadamente. O material de maior evidência foi a terra, por ser orgânica, ter cheiro específico que é liberado gradativamente e reter muito melhor a água.
É fundamental que cada pessoa entenda a importância dos solos na vida de cada um. Notamos que o professor dominante da oficina mostrou experiências e de certa forma a importância dos solos para os seres vivos, conscientizando os alunos de que o mundo precisa de cuidados. Cada um de nós é parte fundamental na luta pela preservação ambiental.


( Separação da areia, argila e terra com a água. )

( Esquentando os tubos e observando as moléculas de água e sua intensidade. ) 

( Misturas )

( Mistura dos elementos. )


OFICINA DE TAI CHI CHUAN
A oficina de Tai Chi Chuan foi realizada no dia 29 de maio de 2015, pelo professor Alexandre Gomes, membro da federação de Tai Chi Chuan do estado do Rio de Janeiro. Esta arte marcial chinesa é também conhecida como uma forma de meditação em movimento e considerada a “mãe” de todas as artes maciais, proporcionando grandes energias e equilíbrio ao ser humano.
Consideramos o pentagrama como um dos símbolos principais do Tai Chi, pois representa os 5 elementos (terra, madeira, fogo, metal e água) – o ar está relacionado a todos eles e o Sol também é importante – assim como o Yin-Yang (Yin: mãe terra; Yang: ar (pai celestial).
Vimos também o Taoismo, uma tradição filosófica e religiosa originária da China que enfatiza a vida em harmonia com o Tao (caminho), onde os ensinamentos são passados oralmente.
Aprendemos o funcionamento dos movimentos do Tai Chi – em todos, deve-se considerar dez princípios fundamentais, que são: suspender a cabeça pelo topo com leveza e sensibilidade; esvaziar o peito; relaxar a cintura; distinguir entre o cheio e vazio; relaxar os ombros; usar a mente e não a força muscular; interligar os movimentos da parte superior e inferior do corpo; unir o interior e o exterior; mover-se com continuidade sem rupturas e buscar a quietude dentro do movimento.
Um dos movimentos que nos foi ensinado na oficina foi o do tigre. Para a posição inicial, deve-se ficar de pé, com firmeza, mas relaxando o corpo por alguns instantes. Em seguida, inicia-se o movimento, que podemos dividir em três etapas:
Dobrar lentamente os joelhos e carregar o peso sobre a perna direita. Levantar o calcanhar esquerdo e, com este, tocar o tornozelo direito, enquanto se levanta os punhos até a cintura, com as palmas para cima e olhando para a esquerda.
Com o pé esquerdo, avançar um passo para a esquerda, mantendo o peso sobre a perna direita. Enquanto isso, levar os punhos à altura da boca e empurrar para frente com as palmas abertas como garras, olhando para o lado esquerdo.
Com o pé direito, avançar um passo e tocar o tornozelo esquerdo com o calcanhar direito, mantendo os joelhos um pouco flexionados. Enquanto isso, levar os punhos à cintura, com as palmas para cima e olhando à direita. Inspirar ao recolher os punhos e expirar ao mostrar as garras.
Repetir a sequência na direção oposta e, em seguida, várias vezes, alternando uma vez para a direita e a seguinte para a esquerda, e assim sucessivamente.
Outros movimentos foram citados, como o da garça, do macaco, da lótus, abrir o leque, entre outros.

( Palestra de TAI CHI CHUAN. )

( Técnicas relatada pelo mestre. ) 

( Exemplo com a coordenadora. ) 

( Técnicas ) 


CONCLUSÃO

Consideramos as duas oficinas de grande importância para o aprimoramento de nosso aprendizado científico e cultural. Na primeira, pudemos nos aproximar um pouco mais da terra, aumentando nossa consciência sobre seu valor e necessidade de preservação. Na segunda oficina, o aprendizado foi ampliado para o conhecimento não somente do nosso corpo, mas sobre relaxamento, equilíbrio entre mente, corpo e o ambiente, a cultura chinesa e sua filosofia milenar.

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