GASES ESTUFA
Na atmosfera existem os gases-estufa, que absorvem grande parte da radiação que é refletida pela superfície, aquecendo a Terra, como foi apresentado na postagem "Efeito Estufa".
Esses gases que absorvem a radiação infravermelha e que estão sendo lançados cada vez mais na atmosfera pelo ser humano, são: dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, ozônio, clorofluorcarbonetos e hidroclorofluorcarbonetos.
Veja mais sobre os dois principais :
Dióxido de Carbono: Mais conhecido como gás carbônico, é um grande vilão do efeito estufa. Seu tempo médio na atmosfera é de 100 anos, o que nos leva a concluir que para que a concentração desse gás na atmosfera diminua são necessárias grandes reduções em suas emissões.
No Brasil, as maiores fontes de emissão desse gás são queimadas em florestas da região amazônica, de canaviais, de cerrados, de campos e da queima de combustíveis fósseis, principalmente vindos do petróleo em motores a explosão.
Metano: É um hidrocarboneto que pode se formar de modo natural, como em minas de carvão e nos pântanos por apodrecimento dos vegetais, e por ação humana, como na extração e utilização de combustíveis fósseis e na decomposição anaeróbica de restos orgânicos por bactérias que se multiplicam nos aterros sanitários.
No Brasil sua emissão se dá pelas grandes quantidades de gado bovino e pela presença de extensas regiões que são periodicamente cobertas pelas águas.
Créditos de pesquisa: http://www.brasilescola.com/quimica/conferencia-rio20-emissao-gases-estufa.htm
#PenseVerdant
Nenhum comentário:
Postar um comentário